Em um mercado cada vez mais competitivo, várias tendências, e até mesmo exigências aparecem de tempos em tempos e as empresas precisam se adaptar. Esse é o caso do ESG, bastante comentado nos últimos tempos.
Mas o que é ESG? Por que a minha empresa deve adotar e qual é a sua importância? Fique conosco que vamos te explicar tudo.
A sigla vem do inglês onde cada letra significa:
O ESG se tornou famoso nos últimos anos, e suas práticas são difundidas globalmente. Mas qual é a importância deste tema dentro das empresas de forma prática? Em outras palavras, qual é o ganho que a empresa tem em adotar o ESG?
Para começar, podemos usar uma outra palavra bem conhecida ultimamente: sustentabilidade, ou ainda, negócios sustentáveis. Negócios sustentáveis são aqueles que crescem sem causar grande impacto em outras esferas, como o meio ambiente e a sociedade, e qual é a vantagem? Estes negócios tendem a ser mais rentáveis a longo prazo.
Em um mundo repleto de inseguranças e vulnerabilidades, ter um modelo empresarial sustentável é um destaque para investidores, uma vez que eles pensam na longevidade do negócio.
Neste sentido, a palavra sustentável não se refere apenas ao ambiental, mas também a sociedade. Sua empresa pode demonstrar que agrega valor para a sociedade, seja gerando emprego para a população, ajudando em causas sociais, ou até mesmo levando esse compromisso no business cor, por exemplo, trabalhar com descarte apropriado de resíduos. Tudo isso demonstra que os gestores da organização se importam com o futuro de forma geral, não apenas pensando em rentabilidade.
Nos últimos anos, vimos várias notícias de empresas envolvidas em escândalos, desde alguns atos mais corriqueiros como sonegação de impostos e lavagem de dinheiro, até crimes complexos envolvendo várias pessoas e organizações.
Estes crimes não envolvem apenas valores monetários, que já são muito expressivos, mas também o dano a marca e a imagem da empresa. Algumas instituições depois de passarem por este tipo de problema não conseguem se reerguer.
É neste aspecto que a governança é importante. O conceito de governança, de maneira geral, envolve a definição de processos claros, para que todos saibam o que deve ser feito e como deve ser feito. Mas também leva em consideração a transparência nas informações e um número grande de dados que podem ser analisados por investidores e todos os envolvidos na organização.
A governança pode ajudar a instituição a ser vista com bons olhos no mercado, principalmente diante de investidores exigentes mas dispostos a investir em negócios rentáveis, não apenas a curto prazo como a longo prazo também.
Aplicar o ESG em uma empresa envolve a adoção de práticas sustentáveis e éticas que abrangem questões ambientais, sociais e de governança. Reunimos algumas estratégias e passos que podem ser seguidos para incorporar o ESG na gestão empresarial:
Realize um diagnóstico para entender onde a empresa está em termos de ESG. Isso inclui avaliar práticas atuais relacionadas ao meio ambiente, questões sociais e governança.
Estabeleça objetivos claros de ESG que se alinhem com a missão e visão da empresa. Esses objetivos devem ser SMART (Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais).
Identifique e envolva as partes interessadas relevantes, incluindo funcionários, clientes, fornecedores, comunidades locais e investidores, em seu processo de ESG.
Comunique suas políticas, práticas e progresso em ESG de forma clara e transparente, através de relatórios de sustentabilidade ou outros canais de comunicação.
Estabeleça indicadores de desempenho para monitorar o progresso em relação aos objetivos de ESG. Realize avaliações regulares para medir a eficácia das práticas adotadas.
Com base nos resultados das avaliações, ajuste suas estratégias e práticas de ESG para melhorar continuamente o desempenho da empresa nessas áreas.
Considere obter certificações ESG relevantes para o seu setor, o que pode ajudar a validar seus esforços e aumentar a confiança dos stakeholders.
Colabore com outras organizações, ONGs e iniciativas que possam ajudar a empresa a avançar em suas metas de ESG.
Implementar ESG é um processo contínuo que requer comprometimento, recursos e a participação de todos na empresa. Começar com passos pequenos e concretos pode ajudar a criar uma base sólida para práticas mais sustentáveis e responsáveis a longo prazo.
Como falamos anteriormente, um dos pilares da governança é a transparência. Entretanto, para alcançar a transparência, e também otimizar os processos é necessário melhorar a administração da empresa, onde podemos começar pela gestão fiscal.
A gestão fiscal é um importante aspecto da governança, e nada melhor do que controlar a gestão fiscal e otimizar os processos para obter informações precisas e corretas.
Uma das coisas que pode ajudar neste sentido é ter um software para gerenciamento de documentos fiscais como o nsdocs:
Adicione uma camada de praticidade na sua gestão fiscal agora mesmo, acesse o site para saber mais