Os avanços tecnológicos trouxeram muitas facilidades para os gestores de empresas que conseguiram facilitar a rotina e melhorar as operações empresariais. Entretanto, o número de informações também aumentou, tornando-se necessário o uso de ferramentas de gerenciamento para auxílio.
Uma destas ferramentas é o sistema de gestão de documentos, e se você está em dúvida se sua empresa precisa ou não deste recurso, confira este texto para saber mais sobre o assunto.
Uma grande preocupação de empresas de um modo geral é cometer alguma irregularidade fiscal e acabar tendo que pagar multas ou até mesmo responder judicialmente por algum problema.
A gestão documental é uma forma de prevenir este problema uma vez que a empresa tem controle efetivo sobre os documentos eletrônicos e possui uma visão geral de toda a empresa.
Para realizar a gestão documental, é necessário um sistema de gestão de documentos, onde será possível organizar e armazenar documentos fiscais como NF-e, CT-e e MDF-e de forma automatizada.
No caso do nsdocs, por exemplo, os documentos emitidos com o CNPJ da empresa informado são importados diretamente para o sistema de gestão documental, onde
Sim, desde que a empresa utilize servidores e sistemas confiáveis para armazenar documentos. Os servidores do nsdocs são disponibilizados pela AWS Amazon Web Services, que é uma das principais empresas de tecnologia do mundo.
Existem diversos benefícios em contratar um sistema de gestão de documentos, confira as principais abaixo:
Uma empresa que possui processos padronizados pode ter muitos ganhos em agilidade e organização. O ambiente de trabalho ideal é aquele onde todos os funcionários estão cientes de sua função e sabem como executar as atividades.
Um sistema de gestão documental permite isso através da unificação do gerenciamento em um lugar só. Os documentos são recebidos e armazenados em um único lugar e não há a necessidade de procurar documentos em pastas e arquivos de computador.
Hoje em dia, é comum que empresas fraudulentas emitam documentos eletrônicos em nome de outras empresas sem de fato ter ocorrido uma operação, prática que é chamada de notas frias. Um gerenciador de documentos fiscais pode ser a solução para este problema.
Todas as notas fiscais emitidas contra o CNPJ da empresa são importadas automaticamente para dentro do sistema e organizadas dentro de um painel. É possível ainda usar marcadores para organizar as notas e facilitar a conferência.
Sistemas de gestão eletrônica de documentos como o nsdocs, possuem dashboards intuitivos que permitem uma visão rápida e completa da operação da empresa. São mostradas informações como: quantidade de notas fiscais emitidas, quantidade de notas de compra, número de CTes e MDFes, entre outras informações.
Dentro de uma organização, cada funcionário tem sua função e seu setor, sendo assim, não é necessário que todos tenham acesso as mesmas informações. Por isso, o nsdocs permite um controle de permissões por usuários, trazendo segurança para as informações e clareza nos processos.
Ao agilizar as rotinas de sua empresa, existe um ganho de tempo que economiza horas de trabalho de operadores e outros funcionários. Por exemplo, se antes um documentos demorava X minutos para ser emitido e agora ele leva a metade do tempo, há um ganho muito grande em economia de tempo.
E aí? Ficou interessado? Entre no site do nsdocs e confira todas as funcionalidades!