A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um documento importante no cenário empresarial brasileira, pois é através dela que são registradas as circulações de mercadorias entre as empresas.
De tempos em tempos, a SEFAZ (Secretaria da Fazenda), órgão responsável pela regulamentação e validação de notas fiscais, lança atualizações na legislação com o intuito de tornar a emissão mais adequada com a realidade das empresas.
É o que correu em 2020, quando foi lançada a Nota Técnica 2020/006, que instituiu um novo campo na NF-e, o de intermediário do serviço.
Como esse assunto ainda costuma gerar algumas dúvidas, preparamos este texto para esclarecê-las a fim de tornar a emissão de notas fiscais mais fácil ao contribuinte.
O campo intermediador da operação na nota fiscal eletrônica é utilizado para informar a empresa marketplace ou a intermediária pelo site ou serviço que possibilitou a transação comercial. O intermediador da operação deve ser uma empresa, ou seja, uma pessoa jurídica devidamente habilitada.
Tudo começa com o preenchimento de outro campo, o de indicador de presença, que serve para informar se o cliente que comprou a mercadoria está presente no momento da compra ou não, sendo que as opções disponíveis são:
O campo intermediador da operação só será de preenchimento obrigatório se o indicador de presença for igual a 1.
Antes de adentrarmos as rejeições, é importante destacar que além do campo intermediador da operação, também foram criadas algumas validações sobre o indicador de presença e também a forma de pagamento utilizada. Confira abaixo as rejeições da nota fiscal eletrônica para estes campos:
Como mencionamos, o intermediador da operação é aquele que possibilita a negociação, que na maioria das vezes são as empresas responsáveis pelos marketplaces onde os produtos foram anunciados.
Já o tomador do serviço, é aquele responsável pelo pagamento da mercadoria, ou do serviço que está sendo prestado.
Agora que ficou claro para você o que é intermediário do serviço na nota fiscal eletrônica, aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro das novidades no ramo de documentos fiscais.