A gestão financeira de uma empresa não é uma tarefa fácil, ainda mais empresas de maior porte. Entretanto, podem ser adotadas estratégias para otimizar os recursos organizacionais e facilitar todos os processos. Um destes recursos é o fluxo de pagamento.
Confira o que é, os passos necessários e os benefícios de adotar o fluxo de pagamentos em sua empresa, confira!
O fluxo de pagamento refere-se ao processo pelo qual os pagamentos são realizados e recebidos dentro de uma organização. Ele abrange todas as etapas, desde a geração de uma fatura ou conta a pagar até o momento em que o pagamento é efetivamente efetuado e registrado.
Para que o fluxo de pagamento funcione de maneira adequada, ele precisa seguir etapas que garantem a agilidade e conformidade necessária. Confira abaixo as principais fases:
A organização recebe uma fatura de um fornecedor ou gera uma conta a pagar com base em contratos, pedidos de compra ou serviços recebidos.
As faturas ou contas a pagar são verificadas e aprovadas por responsáveis dentro da organização. Isso pode envolver a confirmação de que os bens ou serviços foram recebidos conforme acordado.
Após a aprovação, o pagamento é processado. Isso pode envolver a emissão de cheques, transferências eletrônicas de fundos (TEF), pagamentos via cartão de crédito ou outros métodos de pagamento.
Uma vez que o pagamento é efetuado, ele deve ser registrado nos sistemas financeiros da organização para fins de contabilidade e controle.
Verificação e reconciliação dos pagamentos efetuados com os registros bancários para garantir que todas as transações foram corretamente processadas e registradas.
A geração de relatórios financeiros que detalham os pagamentos realizados, permitindo a análise e a gestão eficaz do fluxo de caixa da organização.
Este processo pode variar dependendo da empresa, de acordo com o ramo de atuação e especificações do negócio, porém as fases acima são essenciais para manter um bom fluxo de pagamento.
Um fluxo de pagamento eficiente traz uma série de benefícios para uma organização, impactando positivamente várias áreas da empresa. Confira abaixo os principais benefícios:
Ter os pagamentos devidamente organizados faz com que sejam pagados pontualmente, evitando multas e juros por atrasos. O controle também proporciona mais transparência em todo o processo, pois facilita o acompanhamento das translações financeiras.
Com um Fluxo de Pagamento devidamente estabelecido, é possível economizar tempo, uma vez que as tarefas ficam otimizadas. Com o tempo, trabalhos manuais e repetitivos também podem ser melhorados através de automatizações.
Realizando pagamentos pontualmente, a empresa fortalece a confiança com seus fornecedores e pode melhorar suas relações comerciais e obter descontos em próximos contratos.
Com a previsão de saídas facilitada, é mais fácil cuidar do planejamento financeiro e alocação de recursos, evitando a falta de liquidez.
Pagando as contas em dia, a empresa evita o pagamento de multas e juros. Outra funcionalidade que pode ser implementada ´´e a automatização de processos de pagamento.
Processos bem definidos e automatizados aumentam a segurança das transações financeiras, reduzindo o risco de fraudes. Além disso, a organização também otimiza o pagamento de impostos e guias, garantindo a conformidade fiscal.
Com as contas organizadas, é possível obter relatórios com dados precisos e detalhados para auxiliar na tomada de decisões e definição de estratégias.
O nsdocs é uma ferramenta de gestão de documentos fiscais que coleta e armazena as NFes emitidas contra o CNPJ da empresa. Isso significa que toda a operação de compra realizada pela empresa, gera uma NFe que vai parar no painel do nsdocs.
Neste interim, o nsdocs pode ser utilizado para conferência e conciliação das informações do financeiro, isso evita dois grandes problemas:
Acesse o site do nsdocs e confira mais informações sobre essa ferramenta que pode revolucionar a sua empresa.