Utilizar ferramentas gratuitas pode ser uma mão na roda para quem precisa de soluções simples e que ainda não está disposto a investir em uma ferramenta paga. Entretanto, sistemas gratuitos podem apresentar instabilidades no funcionamento, como é o caso do Fsist que vem apresentando problemas. E o que fazer agora que o Fsist parou de funcionar?
Neste post, lhe explicamos o que aconteceu e lhe oferecemos soluções para contornar os problemas.
Até 2019 era possível acessar as informações de qualquer Nota fiscal eletrônica (NF-e) ou Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) utilizando apenas a chave de acesso. Era possível fazer isso diretamente no portal da SEFAZ ou através de ferramentas como o Fsist.
Entretanto, devido a publicação dos ajustes SINEF 17/18 e 18/18, a SEFAZ bloqueou a consulta completa de informações da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).
Ao realizar a consulta de uma NF-e ou CT-e, são apresentadas informações resumidas do documento, ocultando informações como CPF e CNPJ dos envolvidos. Os defensores da mudança alegam que isso foi feito para proteção dos dados envolvidos nos documentos, onde apenas com a chave de acesso os usuários tinham acesso ao CPF/CNPJ e endereço completo dos envolvidos, além de informações das mercadorias e valores.
Sendo assim, o Fsist, além de precisar tornar o processo um pouco mais complexo, sendo necessário instalar uma extensão no navegador para reconhecimento do certificado digital, o programa vem apresentando problemas e instabilidades, parando de funcionar de tempos em tempos.
Para conseguir baixar o arquivo XML de uma NF-e através do Portal da Nota fiscal Eletrônica, você precisa consultar uma nota que tenha o CNPJ de sua empresa informado e realizar a validação através do Certificado Digital.
Sendo assim, não é possível realizar o download de documentos que não tenham o CNPJ de sua empresa informados. Isso também explica por que o Fsist parou de funcionar.
Para continuar podendo fazer o download dos documentos eletrônicos, nada melhor do que contar com um software específico para tal. Um destes softwares é o nsdocs.
Entretanto, no nsdocs, os documentos que possuem o CNPJ de sua empresa informado, podem ser importados de forma automática, uma vez que é possível configurar o certificado digital da empresa e também buscas periódicas no site da SEFAZ.
Mas e os documentos fiscais que não têm o CNPJ da minha empresa informado? O nsdocs conta com uma funcionalidade a parte chamada Consulta Garantida, que permite importar documentos de outras empresas através da chave de acesso, eliminando assim os problemas causados pelos ajustes da SEFAZ.
Além de poder importar suas notas de forma automática você ainda conta com:
Não, você não paga nada para criar uma conta para seu CNPJ e utilizar 15 importações mensais no sistema. Só cobramos o valor caso você deseje optar por um plano pago, que pode ser escolhido de acordo com as necessidades de sua empresa.
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