Em uma empresa, muitas são as responsabilidades e demandas que precisam ser cumpridas. Além de manter a empresa operando, também é necessário se preocupar com outras áreas acessórias como a gestão de documentos.
Neste post, buscamos simplificar a gestão de documentos para que você consiga manter a papelada organizada mesmo sobre as pressões do dia a dia, confira!
Entende-se como gestão de documentos, a aplicação de métodos e estratégias para gerir os documentos de uma empresa e mantê-los organizados. A gestão documental busca manter a papelada da empresa organizada a fim de evitar multas, pagamentos de juros e outros problemas ocorridos.
Se você ainda não faz a gestão de documentos em sua empresa, não se preocupe, reunimos os passos necessário para você implantar está prática em sua empresa agora mesmo:
Primeiramente, analise o estado atual de sua empresa, como os documentos são recebidos, armazenados e tratados. Como você lida com os documentos que chegam e até mesmo sobre o descarte.
Tome notas se necessário, para começar a pensar em como esse processo pode ser otimizado.
Comece verificando os prazos de validade de cada documento. Notas fiscais e conhecimentos de transporte precisam ser armazenados por 5 anos, depois deste período, você pode descartá-los.
Antes de jogar os documentos fora, utilize um moedor de papel ou destrua todos os documentos, rasgando ou cortando em pequenos pedaços. Esse passo é importante para evitar que suas informações caiam em mãos erradas. Considere reciclar o que for possível.
Classifique os documentos em categorias e encontre um espaço adequado para cada um deles. Vale a pena etiquetar os arquivos, gavetas e pastas para ficar mais fácil visualizar o lugar certo para cada coisa.
Por último, não menos importante, utilize as ferramentas tecnológicas a seu favor. Documentos fiscais possuem suas versões digitais, e elas possuem validade. Sendo assim, armazene seus documentos eletronicamente e não se preocupe com a papelada acumulando.
O que vale para documentos físicos também se aplica aos digitais. Apague documentos desnecessários e organize o restante em pastas.
A gestão de documentos eficiente pode trazer diversas vantagens para a sua empresa, entre elas podemos destacar:
Imagine ter que pagar juros e até multa por que esqueceu de pagar um boleto ou perdeu uma fatura? Administrando bem seus documentos você consegue evitar este tipo de problema, uma vez que eles estarão devidamente organizados.
Chega de perder tempo procurando um documento ou atrasar uma entrega por que a papelada ainda não está certa. mantendo os documentos sempre organizados é possível aumentar a produtividade de todo o time.
Nos tempos de hoje, existem muitos golpistas e pessoas mal intencionadas que estão em busca de oportunidades para aplicar golpes. Gerir bem seus documentos evita que informações privadas sejam acessadas por pessoas mal intencionadas.
Talvez essa seja a principal vantagem: estar em acordo com as obrigações perante o fisco. Organizar seus documentos permitirá que suas contas com o governo sejam pagas em dia, como guias e declarações. Ainda, será mais fácil cumprir prazos de entrega de documentos que são exigidos pela legislação.
Para realizar uma boa gestão de documentos, nada melhor do que contar com um sistema específico para isso.
O nsdocs é uma plataforma completa para a gestão e armazenamento de documentos fiscais. Com ela você pode:
Explicamos mais por que o nsdocs é perfeito para a gestão de documentos fiscais neste post. Mas se você quiser ver como ele funciona na prática, crie sua conta gratuita agora mesmo!