Todo empreendedor compreende a importância das notas fiscais. São registros emitidos após a conclusão de uma transação de produtos ou serviços, os quais validam a operação e asseguram maior segurança no processo. Além disso, essas faturas têm a finalidade de manter o pagamento de impostos controlado pela Receita Federal. Atualmente, a versão eletrônica da nota fiscal (NF-e) substitui o formato impresso convencional.
Devido à sua relevância, é imprescindível que a empresa armazene as NF-es por um determinado período. Isso requer disciplina, pois a quantidade de faturas emitidas em um dia pode ser bastante considerável. Leia o artigo abaixo para descobrir por quanto tempo é necessário conservar as faturas fiscais!
O prazo de arquivamento de documentos fiscais varia de acordo com o que é determinado pela legislação correspondente. Portanto, existem diferenças entre os regimes trabalhistas e tributários.
No que se refere aos documentos tributários, mencionamos:
De acordo com o Código Tributário Nacional mencionado, as notas fiscais devem ser mantidas arquivadas por um período de 5 anos. Já a nota fiscal de saída, de acordo com a Lei Orgânica da Seguridade Social, deve ser guardada por 10 anos.
A nota fiscal de entrada, também conhecida como nota fiscal, é emitida pelos fornecedores de uma empresa e comprova o recebimento de mercadorias e outros insumos.
Por outro lado, a nota fiscal de saída é emitida pela empresa quando ela vende um produto ou presta um serviço ao consumidor final. Essa nota permite ao gestor controlar o estoque, o faturamento, a gestão de novos pedidos e assim por diante.
Em relação a outros documentos fiscais, os prazos são os seguintes:
Vamos abordar também o período de armazenamento de documentos previdenciários e trabalhistas para fornecer uma visão mais abrangente:
A Sefaz não assume a responsabilidade por notas fiscais perdidas pelo contribuinte. Ela não tem a obrigação de recuperá-las. O correto arquivamento do arquivo XML da nota fiscal é uma exigência obrigatória de acordo com as regras da Sefaz, tanto para o emissor quanto para o destinatário.
Portanto, é obrigação do contribuinte que vende e do contribuinte que compra produtos ou serviços manter as notas fiscais arquivadas por 5/10 anos. O não cumprimento da lei pode resultar em multas e outras penalidades para o infrator.
Além de compreender o período adequado para manter as notas fiscais arquivadas, é importante entender os riscos envolvidos caso você não realize o armazenamento adequado delas.
O armazenamento das notas fiscais vai além de uma simples boa prática, pois é uma obrigação legal. Afinal, ao longo dos anos, a Receita Federal pode solicitar esses documentos para verificar possíveis irregularidades tributárias.
Se a empresa não puder comprovar que efetuou o pagamento aos órgãos fiscais, será necessário realizar o pagamento dos impostos novamente, com uma multa que pode chegar a até 20% do valor contestado pelo Fisco, além dos juros da taxa básica de juros (Selic).
A multa por cada arquivo XML de nota fiscal perdido pode ser de mil reais ou até mais. Esse valor é significativo, especialmente considerando a quantidade de notas fiscais emitidas e recebidas diariamente.
Além disso, é importante considerar que, sem a nota fiscal de recebimento, uma empresa não poderá vender os equipamentos e outros bens que adquiriu, pois não terá como comprovar ao comprador que esses produtos realmente lhe pertencem e foram adquiridos legalmente. Outro ponto é que a empresa não terá garantias sobre os bens adquiridos.
Mesmo para aqueles que emitem um baixo volume de notas fiscais por dia, o armazenamento seguro é fundamental para evitar penalidades.
A segurança deve estar aliada à acessibilidade, pois a empresa precisa ter acesso rápido e eficiente aos documentos fiscais. Embora seja possível armazená-los em computadores, discos rígidos externos, CDs ou pendrives, isso representa um risco, já que esses dispositivos podem sofrer danos ou serem perdidos.
Nesse sentido, o armazenamento em nuvem é uma excelente solução. Ele permite um arquivamento organizado e versátil, pois provedores oferecem backups periódicos, fazem cópias em diretórios distintos e utilizam mecanismos de segurança, como antivírus e criptografia.
Além disso, os gestores têm fácil acesso a esses documentos de qualquer lugar e por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet.
Sendo assim você deve investir em uma solução completa de gestão de notas fiscais eletrônicas, que ofereça opções de armazenamento local e online, além de possibilitar a emissão e o arquivamento dos documentos pelo período determinado pela lei. Isso ajuda não só a reduzir custos, como aprimora a gestão.
Agora que você já sabe por quanto tempo é necessário armazenar as notas fiscais e outros documentos, se está procurando por um sistema eficiente que ofereça segurança no arquivamento das notas e, ao mesmo tempo, facilite o acesso a elas, confira o nsdocs!