Você sabe o que é programa de incentivo em armazéns? São programas de incentivos que fazem parte de uma estratégia de otimização da gestão corporativa, que busca aliar o aumento da satisfação dos colaboradores, investimento na qualidade da infraestrutura de serviço e crescimento dos resultados. O foco desses programas é aumentar a motivação dos funcionários para que eles possam, de maneira natural, entregar mais do que a média em termos de produtividade, qualidade e integração.
Durante muito tempo, os programas de incentivo foram utilizados de maneira mais tradicional no setor de vendas. Nas últimas décadas, empresas de outros segmentos perceberam os benefícios desse tipo de estratégia e adaptaram os programas nos mais diversos setores.
No contexto da logística e do armazenamento, a criação dos programas de incentivo tem entre seus objetivos a redução de falhas operacionais, diminuição dos desperdícios e a minimização dos erros nos inventários.
Neste post, vamos entender como aplicar um programa de incentivo em armazéns e os benefícios dessa prática. Confira!
Ao contrário do que muita gente imagina, os programas de incentivo não se restringem a compensações financeiras. O gestor pode utilizar outros tipos de vantagens para obter o mesmo retorno, como mudanças de turno, folgas, treinamentos para qualificação, almoços especiais, vales-presente, promoções etc. Veja, a seguir, o que deve ser levado em conta na hora de criar esse tipo de programa.
Tão importante quanto escolher a recompensa correta para o incentivo, é a definição das metas que os colaboradores terão que atingir para conquistar esse incentivo. Nesse cenário, a palavra-chave é o equilíbrio, afinal, as metas não podem ser fáceis demais, a ponto de não contribuírem para o aumento da produtividade e qualidade, ao mesmo tempo que não podem ser inalcançáveis, ao ponto de desmotivar a equipe.
É possível criar programas de incentivo para atingir metas de produtividade, assiduidade, estimular a criação de ideais e sugestões de melhoria, redução de erros etc. Para que não haja conflito entre objetivos, é interessante que a cada ciclo seja estipulada uma meta.
Isso facilita a mensuração dos resultados e dá um foco maior à equipe. Se o foco do armazenamento é reduzir os erros de conferência, você deverá estimular a equipe a focar nesse objetivo até que ele seja alcançado e que as recompensas sejam entregues. Inserir outra meta nesse mesmo ciclo pode fazer com que nenhuma das duas sejam alcançadas.
Em armazéns, ambas as abordagens — metas individuais ou em equipe — podem ser utilizadas com objetivos específicos. A recompensa em equipe tende a gerar um maior sentimento de pertencimento e comunicação aos colaboradores, fazendo com que eles criem uma conexão. Já as recompensas individuais permitem o reconhecimento dos profissionais que se destacam — que estão sempre entregando mais do que a média.
Outro ponto importante na realização de um programa de incentivo é a transparência na publicação dos resultados. Esse feedback é importante, primeiro, por mostrar que o resultado foi justo, que o colaborador ou equipe contemplados sempre serão recompensados de maneira correta. E segundo, porque mostrará aos colaboradores o que faltou para que cada um deles pudesse chegar ao objetivo, dando o incentivo para que eles busquem o aprimoramento.
Como vimos, os programas de incentivo são ferramentas usadas pelos gestores de armazéns para incentivar, reconhecer e recompensar o desempenho acima da média de seus funcionários. Existem inúmeras vantagens associadas ao incentivo aos funcionários, veja, a seguir, as principais.
Os planos de incentivo foram criados com o propósito de estimular os colaboradores a se motivarem para alcançar níveis mais altos de produtividade. Isso porque o foco do programa é recompensar os funcionários por atingirem metas pré-estabelecidas, fornecendo um incentivo extra e dando aos funcionários algo para almejar, logo, para ir além do trivial.
A vantagem para o empregador é o aumento dos níveis de produtividade — pois os colaboradores tendem a ficar mais realizados quando são recompensados por ir além de suas tarefas diárias no trabalho, se sentindo valorizados.
A maioria dos programas de incentivo está vinculada aos ganhos, portanto, quanto mais receita um funcionário gerar para a empresa, mais ele será recompensado por meio de seu programa de incentivo — e a empresa aumentará os seus resultados em proporção direta aos resultados que seus funcionários geram. Nesse sentido, os planos de incentivo são autossustentáveis, na medida em que são pagos essencialmente pelo desempenho.
Quando os colaboradores sentem que têm a capacidade de impactar positivamente seu potencial de ganhos por meio de planos de incentivo, ficam mais propensos a serem leais à empresa que representam. A sensação de pertencimento também contribui para esse sentimento de fidelidade.
É normal que, quando sentem que não são bem compensados ou desvalorizados, os profissionais fiquem abertos a novas oportunidades de trabalho. Os programas de incentivo são uma forma de recompensar os funcionários que apresentam um melhor desempenho, demostrando que são importantes para o negócio.
A vantagem para o empregador é a redução da rotatividade, o que também resulta em economia de tempo e dinheiro relacionado ao recrutamento recorrente de novos colaboradores. Além disso, a empresa passa a reter os seus talentos e a atrair candidatos mais qualificados.
Outro grande benefício da criação dos programas de incentivo é o senso de pertencimento quando os colaboradores precisam bater metas em equipe. A vantagem é ter uma equipe mais unida e um ambiente de trabalho mais agradável para todos. Também pode melhorar as relações de trabalho entre departamentos e setores diferentes, resultando em maior produtividade.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido o que é um programa de incentivo em armazéns. Definir metas, como: otimização dos parâmetros de qualidades a serem alcançados, redução de absenteísmo, redução de desperdícios, criação de ideias e sugestões para melhorias, entre outras, além de beneficiarem a empresa, permitem que cada colaborador se sinta parte importante para o funcionamento do armazém e para o sucesso dos negócios. O resultado é o aumento da produtividade e da lucratividade.
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