Você já se deparou com um arquivo XML e não sabia como abrir, ler ou interpretar os dados contidos nele? Se a sua resposta for sim, você não está sozinho. XML, ou Extensible Markup Language, é um formato de arquivo que é amplamente usado para armazenar e transportar dados estruturados.
No entanto, diferentemente de formatos mais familiares como PDF ou DOC, os arquivos XML não são tão intuitivos de se visualizar ou editar para a maioria das pessoas. É aí que entra o leitor XML online.
Mas por que você deveria considerar um leitor XML online em vez de usar um programa já instalado em sua máquina? Entretanto, como você pode ter certeza de que está escolhendo um leitor seguro e confiável? Este post visa responder essas perguntas, explorando as vantagens, recursos e melhores práticas associadas ao uso de um leitor XML online. Se você está interessado em trabalhar com dados estruturados de forma eficaz, continue lendo!
Para começar, vamos explicar o que exatamente é XML. Conforme mencionado anteriormente, a sigla significa “Extensible Markup Language” ou, em português, Linguagem de Marcação Extensível. Pode parecer complicado, mas a ideia é bastante simples. O XML é uma forma de armazenar e organizar informações de modo que tanto humanos quanto máquinas possam entendê-las.
A grande vantagem do XML é sua flexibilidade. Ele pode ser usado em diversos contextos, desde sites na internet até o funcionamento interno de programas e sistemas de armazenamento de dados.
Mas como acessar e entender essas informações de forma eficiente? É aí que entra o leitor XML online, uma ferramenta com a finalidade de simplificar todo esse processo.
Se o que você procura não precisa ser um leitor de xml online disponível na internet, quer apenas poder abrir seus arquivos, saiba que é possível fazer isso através de programas que já vem instalados em seu computador:
O navegador, programa que você usa para acessar a internet em seu computador, pode ser utilizado para ler arquivos XML. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo XML, selecionar a opção “Abrir com…” e selecionar o navegador desejado. Você pode usar o Google Chrome, Firefox, Edge ou outro, o qual você estiver mais acostumado a usar.
O XML é um arquivo tão simples que pode ser aberto através do bloco de notas. O processo também é simples, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo XML, selecione a opção “Abrir com” e depois “Bloco de Notas”.
Outro aplicativo de edição de texto que pode ser usado para abrir arquivos XML é o Notepad ++. Assim como nos casos acima, é necessário clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecionar a opção correspondente para exibi-lo aberto na tela.
Outra forma de ler arquivos XML é através do Excel. Como o arquivo XML é um documento estruturado, as informações podem ser visualizadas em tabelas. Para abrir o documento na planilha, é mais fácil abrir o programa primeiro, clicar em “Arquivo”, selecionar a opção para abrir e encontrar o arquivo XML.
Podem ser exibidas algumas mensagens de alerta, já que este modo de visualização não é o ideal, mas será possível visualizar as informações normalmente.
Apesar de já ser possível abrir o arquivo XML no seu computador, existem ferramentas online que podem ser utilizadas para facilitar a visualização das informações.
O próprio site da SEFAZ (Secretária Estadual da Fazenda) que é o órgão governamental responsável pela validação dos documentos, disponibiliza o download de um programa capaz de exibir as informações contidas no arquivo XML. O download pode ser realizado diretamente no site da SEFAZ.
Esta ferramenta é gratuita e está 100% em inglês. Assim, funciona da seguinte forma: o usuário envia o arquivo ou cola o texto em um lado da tela, e do outro, é gerada uma visualização. Esta visualização não é a DANFe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), é apenas uma forma de visualizar as informações.
Caso você possua apenas a chave de acesso da NFe, ou apenas o DANFE, você pode realizar a consulta de notas diretamente no site da SEFAZ, para isso siga o passo a passo abaixo:
Acesse a página da Nota fiscal Eletrônica, e clique na opção “Consultar NF-e”;
Na tela aberta em seguida, digite a chave de acesso da NFe e realize a validação do item “Sou humano”;
Em seguida, será possível visualizar uma versão resumida da NF-e:
Para conseguir baixar a NFe, será necessário validar as informações com o certificado digital da empresa, para confirmar a assinatura digital:
O mesmo procedimento pode ser utilizado para CTe (Conhecimento de transporte Eletrônico) na respectiva página do documento no site da SEFAZ.
Através do nsdocs, você consegue importar os arquivos XML da sua empresa e visualizar o DANFe, que é a visualização do documento fiscal aceita pela fiscalização. Ao se cadastrar no nsdocs você tem acesso gratuito a 15 importações mensais, podendo não apenas ler os arquivos XML, mas também convertê-los em PDF e mantê-los armazenados de forma segura.
O nsdocs além de ser um leitor XML online, também é um gerenciador de arquivos XML completo. Entre suas funcionalidades do software destacam-se:
Estas são apenas algumas das funcionalidades do nsdocs, conheça mais sobre ele aqui.