A nota fiscal triangular é um documento emitido em operações triangulares. Neste tipo de operação, os envolvidos pulam uma etapa do processo de entrega, onde a mercadoria não chega a ser transferida fisicamente para o distribuidor.
Acompanhe a leitura deste texto e aprenda os detalhes sobre este tipo de operação.
A nota fiscal triangular é um documento utilizado em operações comerciais envolvendo três partes distintas: um vendedor, um comprador e um destinatário diferente do comprador, que são:
Esse tipo de operação é comum em cenários como distribuição centralizada, onde a compra é feita por uma matriz, mas a entrega é direcionada a uma filial, ou em transações comerciais em que o comprador não quer ou não pode receber a mercadoria diretamente.
O processo de operação triangular envolve três partes distintas: o Fornecedor, o comprador e o destinatário final. É uma estratégia comum em cadeias de suprimentos complexas, onde a compra e a entrega de mercadorias são realizadas por entidades diferentes.
Por se tratar de uma operação diferente das demais, a emissão dos documentos fiscais pode causar dúvidas, principalmente a respeito dos documentos que irão acompanhar o transporte da mercadoria, para evitar problemas com a fiscalização.
Primeiramente, é realizada a operação de venda do Produtor ou Fornecedor para o Revendedor. Neste passo, é realizada a emissão de uma nota fiscal de venda.
A segunda parte do processo é a venda da mercadoria pelo revendedor para o cliente final. E essa é a parte interessante, uma vez que os produtos não chegaram a ser transportados para a empresa do revendedor.
Neste ponto, pode ser emitida uma nota fiscal de remessa para acompanhar o processo de entrega dos produtos, uma vez que ela vai direto do produtor ao cliente final.
Teoricamente, o documento em si não tem diferenças, o é diferencial é o tipo de operação e também os códigos fiscais que serão utilizados, como o CFOP.
Confira abaixo os CFOPs que podem ser utilizados para as diferentes notas emitidas em uma operação triangular:
Diante de tantos documentos que precisam ser emitidos em uma operação triangular, tudo fica mais fácil se houver uma forma de gerir essas informações.
Isso é possível através de ferramentas tecnológicas como o nsdocs. O nsdocs é um painel onde são armazenadas todas as NFes emitidas contra o CNPJ da empresa de forma automática.
Acesse o site do nsdocs e confira como esse produto pode revolucionar a forma como você cuida de suas notas fiscais.