Já aconteceu com você de estar emitindo um documento fiscal como uma NFe e receber um retorno de erro, mas não saber como proceder? Pode ser que você precise conhecer o Validador XML da SEFAZ para aprender a corrigir problemas.
Neste texto te explicamos tudo sobre o assunto para que da próxima vez você saiba o que fazer.
A sigla XML significa “Extensible Markup Language (Linguagem de Marcação Extensível), é uma linguagem de marcação utilizada para armazenar e transportar dados.
Um arquivo XML serve para armazenar vários dados em um formato leve e estruturado que permite a troca de informações entre sistemas por meio da internet.
Por isso, este formato de arquivo foi escolhido pela SEFAZ (Secretaria Estadual da Fazenda) para emissão de documentos fiscais, uma vez que ele permite:
O Validador de XML da SEFAZ (Secretaria da Fazenda) é uma ferramenta feita para verificar a formatação e a conformidade dos arquivos XML com os padrões estabelecidos para documentos fiscais eletrônicos, como a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e), entre outros.
Esses documentos são obrigatórios para o registro de transações comerciais e serviços, e o uso do XML facilita o processamento automático das informações, tanto por sistemas empresariais quanto pelos sistemas do governo.
A principal função do Validador XML SEFAZ é verificar se a estrutura do arquivo está correta. Já as informações preenchidas no arquivo são de responsabilidade do emissor e não são validadas.
Confira o passo a passo para realizar a validação do arquivo XML de NFe:
O Validador XML da SEFAZ pode ser útil quando você está tentando emitir um documento e a SEFAZ retorna mensagem de erro mas não é possível identificar o que pode estar causando a falha. Se for algum problema na estrutura do arquivo XML, você pode entrar em contato com o suporte de seu sistema emissor para que eles identifiquem qual é o problema.
Como vimos anteriormente, o XML é um tipo de linguagem de marcação usada na programação. Na programação, principalmente em arquivos estruturados, existem regras que precisam ser seguidas para manter o padrão e confiabilidade do documento.
Em caso de erro de schema, é necessário entrar em contato com o suporte de seu sistema emissor para verificar o que pode estar ocorrendo. Os principais motivos são:
Para baixar um arquivo XML da NFe, você precisa acessar o site da SEFAZ, preencher os dados da NFe, realizar a validação das informações com seu certificado digital e só então baixar o arquivo em sua máquina.
Entretanto, existem formas mais fáceis de ter acesso às informações das NFes, principalmente aquelas emitidas contra o seu CNPJ.
Uma delas é o nsdocs, que é um painel que importa as NFes de forma automática, depois de cadastrar a empresa e instalar o certificado.
É possível configurar a busca para que de tempos em tempos o sistema consulte novamente as NFes disponíveis e traga para o painel.
Se deseja saber mais sobre esta funcionalidade, acesse nosso site e descubra como facilitar a sua rotina fiscal.
Você também pode testar a ferramenta agora mesmo, criando uma conta gratuita.