Na rotina de uma empresa, saber como importar nota da SEFAZ é muito importante. Vários são os casos em que temos apenas a chave de acesso e temos que saber como importar a nota diretamente do site da SEFAZ.
Se você ainda não sabe como fazer isso, não se preocupe, explicamos tudo neste post.
Chamada de nota, nota fiscal ou ainda Nota Fiscal Eletrônica a NFe é um documento fiscal muito importante no Brasil. Todas as transferências de mercadorias entre as empresas devem ser documentadas com a nota fiscal. Em outras palavras, se houve venda, compra ou até mesmo envio de uma mercadoria para outra empresa, é necessário emitir a Nota Fiscal Eletrônica.
A SEFAZ é o órgão público responsável por validar e armazenar as informações de documentos fiscais. Existe a SEFAZ nacional, e a respectiva SEFAZ de cada estado.
A saber, os documentos fiscais eletrônicos são emitidos através de sistemas ou softwares específicos. Dessa forma, o sistema emissor transmite os documentos para a SEFAZ estadual, que faz a validação e transmite as informações para a SEFAZ nacional. Assim sendo, é possível consultar qualquer documento emitido em qualquer estado do Brasil no portal nacional da SEFAZ.
O XML é a parte da NFe que tem validade fiscal. Em outras palavras, o XML é um arquivo digital contendo as informações da nota. É ele que foi transmitido para a SEFAZ pelo sistema emissor e que foi devidamente validado.
É importante saber o que é XML, pois é ele que será importado da SEFAZ no momento de realizar a consulta do documento.
Da mesma forma, temos a outra metade do arquivo XML que é o DANFe (documento auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), pois ele é a representação gráfica do arquivo XML. O documento auxiliar facilita a conferência e fiscalização, pode ser impresso ou então armazenado digitalmente.
Para saber como importar a nota da SEFAZ, siga os passos abaixo:
Devido a regras da Sefaz, sempre será necessário possuir o certificado digital da empresa instalado no computador. Além disso, haverá validação do CNPJ e será liberado download apenas se a empresa estiver presente na NFe.
Uma forma muito mais fácil de importar Nota Fiscal da SEFAZ é através do nsdocs. E o motivo é simples: ele importa automaticamente todas as notas emitidas contra o seu CNPJ.
Você se cadastra no site, configura seu certificado digital e o tempo de pesquisa das notas e pronto. As notas vão chegando no painel do sistema assim que são disponibilizadas na SEFAZ.
Além de Notas Fiscais, também é possível importar outros documentos, como CTes e MDFes, muito mais praticidade para o seu dia a dia.
Não perca mais tempo fazendo a importação das notas na SEFAZ, esse processo é lento e a consulta tem que ser feita nota a nota, ou seja, é preciso digitar ou colar a chave de acesso de cada um os documentos de interesse.
Acesse o site do nsdocs e conheça todas as funcionalidades da ferramenta.