Emitir CTe pode ser uma tarefa complicada se você estiver começando agora. Mas há como facilitar esse processo, uma prática muito útil é reaproveitar os dados da NFe. Você quer saber como importar os dados da nota para o CTe? Continue lendo!
A Nota Fiscal Eletrônica é um documento fiscal obrigatório quando há circulação de mercadorias, utilizada principalmente para comprovar operações de compra e venda. A NFe serve para prestar contas ao fisco, mas também é uma segurança para o vendedor e comprador, uma vez que serve como um contrato assinado entre as duas partes.
Toda NFe é formada por dois documentos:
O Conhecimento de Transporte Eletrônico é um documento fiscal obrigatório em todo o transporte de carga que ocorre entre cidades ou estados. Ele deve ser emitido antes mesmo do transporte começar, para que o documento acompanhe a carga até o seu destino.
Assim como a NFe, o CTe também tem duas partes. O DACTe é o Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico
Para entender como importar os dados da nota para o CTe, vamos separar o procedimento em duas fases, para ficar mais fácil a compreensão:
O primeiro passo para importar os dados da nota para o CTe é baixar o arquivo XML. Você pode fazer isso através da SEFAZ ou de um sistema específico para isso.
Para baixar o arquivo XML do site da SEFAZ, siga os passos abaixo:
Depois disso, você deverá acessar o seu sistema emissor de CTe, e procurar uma opção dentro do sistema que permita a importação do arquivo XML. Se não conseguir encontrar, entre em contato com o seu suporte.
O processo acima citado parece simples e rápido não é mesmo? Mas agora imagine que você precisa realizar a emissão de 10 CTes e cada um deles precisa ter 10 NFes das mercadorias que serão transportadas em um único frete, são 100 notas. Agora vamos pensar em 10 fretes, serão 1000 notas! Fazer o processo acima 1000 vezes pode ser muito demorado.
Para facilitar este trabalho, nada melhor do que contar com a tecnologia! O nsdocs é a solução que você precisa para emitir os documentos de forma rápida e eficiente.
Nele, você cadastra a sua empresa, vincula o seu certificado digital e programa o sistema para importar as NFes emitidas em seu CNPJ diretamente do site da Receita Federal.
Se você é transportador, uma funcionalidade que vale a pena destacar é que as notas em que a sua empresa for indicada como transportadora também são importadas de forma automática para o painel do nsdocs. Após isso, você pode realizar o download em lote de todos os arquivos XML.
Outra opção para transportadores é utilizar um endereço de e-mail exclusivo do painel, que permite que o embarcador envie os documentos para você e eles caiam diretamente em seu painel do nsdocs, onde podem ser armazenados e organizados da melhor forma possível.
E estas são apenas algumas funcionalidades, ficou curioso para saber mais? Acesse nosso site e descubra mais sobre as funcionalidades ou crie sua conta gratuita para testar o painel.